Logo STICEP
SOBRE:
Goiânia, 24 de Julho de 2014

Conheça a história do STICEP

SEDE MATRIZ - STICEP
ESTACIONAMENTO PROPRIO STICEP
STICEP
Rua 27, nº 235, Centro - Goiânia - GO
Fone/Fax: (62) 3212-2274 / 3212-3657

STICEP

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada

 

 

O STICEP-GO foi fundado em meados de 1991, pelos trabalhadores da construção pesada que não possuíam uma representação constituída por uma entidade de classe específica.

Com a deflagração da greve dos mais de três mil trabalhadores que construíam a barragem na região de Mario Campos em 21 de dezembro de 1990 devido ao atraso de pagamentos e do 13º salário. Essa ora era constituída por várias empresas do segmento econômico.

Foi criada uma comissão para negociar com as empresas e tomar as providências legais. Os componentes da comissão procuraram por seus representantes, mas não os encontraram.

Os trabalhadores não viram outro caminho a não ser a criação de um sindicato que representasse a categoria. Orientados por dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos, deu-se início ao processo de criação do STICEP-GO, publicando editais de convocação, confeccionado panfletos e boletins e convocando os trabalhadores para a assembleia de fundação do sindicato, que ocorreu no dia 02 de janeiro de 1991. Daí por diante, os trabalhadores da construção pesada se organzaram e iniciou a grande luta para a organização sindical, política e social abrindo negociações coletivas com o sindicato patronal do STICEP-GO e várias empresas do segmento econômico, fechando o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho com as empresas que construíam a barragem em Mário Campos.

Em novembro de 1998, foi assinada a primeira Convenção Coletiva de Trabalho entre o STICEP-GO, ratificando todas as CCT’s anteriores.

O STICEP-GO, desde a sua fundação, vem se preocupando com a saúde, segurança e com o ambiente de trabalho proposto ao trabalhador, empreendendo verdadeiras batalhas contra os abusos das condições de trabalho nas frentes de obras, com empenhos juntamente à Delegacia Regional do Trabalho de Goiás, solicitando fiscalizações e acompanhando os fiscais nas frentes de serviços e em obras, em toda Minas Gerais. Participam do CPR-GO, um comitê tripartite, formado pelo governo, trabalhadores e patrões, que estudam e propõem melhorias nas condições e do meio ambiente do trabalho na indústria da construção.